Gestão do Conhecimento

O que é?

A gestão do conhecimento é um processo para criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa. A Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas, objetiva organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso do negócio. (Sebrae)

Utilizando a gestão do conhecimento, a empresa pode diminuir os gastos em produtos e investir em capital intelectual, o que, geralmente, tem um melhor custo-benefício.

X

Conhecimento 

humano

Tecnologia

Dados

Informação,

Conhecimento

O conhecimento 

que gera resultados

A  gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processos de localização, extração, partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação.

A gestão do conhecimento humano

Ao se tratar de dado, informação e conhecimento, o único elemento entre estes que é objetivamente quantificável é o dado. Isto implica que o único destes elementos que pode ser tratado pelos sistemas informatizados é o dado. Os sistemas de informação podem facilitar o nosso processo de obtenção de informações a partir de uma massa de dados, e os sistemas de Gestão do Conhecimento podem nos ajudar a organizar o conhecimento de uma organização, contudo, tanto informações quanto conhecimento residem exclusivamente na mente humana.

Uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização,

e gera resultados.

Principais

Vantagens

  • Vantagem competitiva em relação à concorrência

 

  • Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos

 

  • Rápida comercialização de novos produtos

 

  • Aumento do valor das ações

 

  • Maximização do capital intelectual/ativos intelectuais

 

  • Melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações

 

  • Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados

 

  • Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios

 

  • Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço cliente

Principais

Objetivos

  • ​Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias;

 

  • Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional);

 

  • Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas.

 

  • Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando-os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário.

 

  • Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis.

 

  • Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis.

Implante a gestão de conhecimento em sua

empresa através da

Universidade Corporativa!